sexta-feira, 17 de agosto de 2012

QUEM REALMENTE ESTÁ PRESO?

            A segurança pública é tema de várias dissensões nos dias atuais, já virou barganha e promessa política. A polícia seja ela militar, civil ou federal sempre é criticada. Mas onde está a solução para este grave problema do milênio? Muitas estratégias são montadas e vemos resultados efetivos. No entanto, não há a finalização do problema, ou seja, não temos PAZ.
            Diariamente abrimos nossos jornais ou vemos as notícias pela internet e televisão e não nos surpreendemos mais com as atrocidades humanas. Não existe segurança nas ruas, não existe segurança privada. Ninguém está livre de ser assaltado, roubado, assassinado e esta é a nossa realidade.
            As pessoas se fecham em suas casas, erguem muros, colocam cercas elétricas, câmeras de segurança e contratam serviços especializados e nada disso lhes garante 100% que não sofrerão os danos decorrentes de almas impuras, filhos medonhos do príncipe do século, verdadeiros demônios em pele humana, usados e usando das drogas, dos vícios para cometerem crimes, da personalidade e caráter distorcido, da desestrutura familiar e social em que vivem para ter uma desculpa que o possibilite escapar das conseqüências de seus atos.
            Diante disso eu pergunto: Quem realmente está preso?
            Será aquele que por motivos fúteis ou torpes, por pura maldade e falta de humanidade cometeram crimes e estão nos presídios, ou somos nós, cidadãos de bem que necessitam viverem amedrontados todos os dias quando saem de casa para o trabalho, para a escola para seu cotidiano sempre pensando: Vou voltar vivo pra casa?
            Será que não somos nós vivendo fechados em nossas inúteis fortalezas residenciais (para quem pode ter) e acuados com a violência que tanto está no mundo exterior como pode adentrar nossos lares e causar mal àqueles que amamos e nos são preciosos é que estamos de fato presos?
            É de primordial interesse da população que exijam desses nossos governantes, atuantes no poder público pela graça e falta de discernimento de um povo com apenas o básico da educação e que os elegeram, que se tomem medidas imediatas a este problema.
            E não me venham dizer: É fácil apontar os problemas, o difícil é você apontar a solução. Essa ladainha enfadada não desce goela abaixo daqueles que tem o mínimo de conhecimento sobre seus direitos. Cabe àqueles que são pagos por isso encontrar as resposta – se é que já não as tem -, e nos garantir um mínimo de liberdade para vivermos em sociedade. É absolutamente ridículo que se escondam atrás de desculpas descabíveis para que obtenham vantagem com esse mundo de caos.
            Não estou aqui criticando o POVO BRASILEIRO, pois que, com muito orgulho faço parte dele. Infelizmente nosso governo não investe em EDUCAÇÃO, justamente para que a maioria dos desfavorecidos não seja elucidada, não tomem real conhecimento e tenham discernimento dos fatos. O povo brasileiro não é burro. Só desconhece coisas essenciais que lhe são privadas por aqueles que detêm o poder de fazer tal coisa. Nem são nossos policiais todos corruptos – graças a Deus – visto que temos acompanhado a bravura de muitos que arriscam suas vidas todos os dias nesse mundo desordeiro, louco, perigoso e que ao final do mês recebem um soldo vergonhoso. É mesmo um crime que ganhem tão pouco por tão nobre serviço prestado ao povo, à pátria.
            Mas não estamos com tempo para ouvir demagogos hipócritas. As estatísticas da criminalidade em nosso país assustam mais que os impostos que temos que pagar todos os meses. Através dos sites desta área, vi que a população cansada de sofrer tem clamado por auxílio, por uma solução. Porém, pude perceber que alguns sites ainda usam do sensacionalismo para se promover, divulgando comentários impróprios, descabidos e que em muitos casos são de partidários políticos querendo ‘descer a lenha’ no governo atual para que nas próximas eleições sejam eles os que irão ganhar vantagens da mesma forma dos que agora estão no poder. São tudo farinha do mesmo saco? Oh não, por favor! São sim, estercos, escória, vermes parasitas que se aproveitam dos demais.
            É uma pena que os políticos que não se encaixam na descrição acima sejam suprimidos. ONDE VAMOS PARAR?
            Eu não tenho respostas para solucionar estes problemas, mas eu sei de quem exigir a solução. O velho ditado: A UNIÃO FAZ A FORÇA, é verdadeiro. Mas existe uma força que faz toda a diferença, e quem sem ela não chegaremos a lugar algum: A FORÇA DE VONTADE.

           
MICHELLI MORTARI

6 comentários:

  1. fiz uma dissertação sobre esse tema essa semana. E todo mundo me acha louco por propor uma solução que foge do que as pessoas estão esperando.

    ResponderExcluir
  2. Burro, claro que não, são loucos de espertos e adoram o governo por que o Brasil adora sustentar vagabundo, ainda diz que é cultural e que devemos respeitar, ou seja, devemos pagar pra que eles continuem vagabundos e não podemos nem reclamar por que é cultural, absurdo. Dar educação, não vamos investir em qualificar mão de obra, mas ninguém vai querer se qualificar enquanto estiver ganhando de graça. Não falta emprego, falta gente qualificada, e falta vontade do povo em se qualificar. Sou professora de jovens e adultos, minhas turmas começam com 50 alunos matriculados e somente 12 concluem o ensino, me explica isso? Depois reclama que não tem emprego. Mas dai tem a questão da educação, o governo quer números para conseguir verbas, não quer qualidade, o que eu escuto da gestão da escola é o seguinte: "vai reprovar tudo isso prof? Não pode, você VAI TER QUE APROVAR ALGUNS, e ainda dizem que o número alto de notas baixas é culpa do educador e não do aluno. Falo Mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Mas é justamente a questão de cultura e educação. Não é apenas ao nosso 'povo' que ela está em falta, mas aos nossos governantes. A fama de que brasileiro é preguiçoso vai longe...e é por isso que os formadores de opinião precisam trabalhar nessa mudança de pensamento. Um próximo tema do nosso Blog será sobre a tão falada no momento: "40% - quota para negros na universidade"
    Aguarde.

    ResponderExcluir
  4. É certo e concordo plenamente que devemos exigir dos nossos governantes a solução deste triste problema. Mas não se deve esquecer que a base de tudo, inclusive da educação é a família, de onde vem os primeiros ensinamentos sobre a vida. O povo brasileiro também tem que se conscientizar disso, repassando valores (não distorcidos) e exigindo competência dos NOSSOS funcionários: os políticos.

    ResponderExcluir
  5. Essa discussão sobre família vai longe Brendho... Há quem acredite que hoje em dia não existe mais conceito de família, de tanto que, digamos, tem-se 'inovado'. Por outro lado, existem aqueles que são fiéis ao conceito família, por ora digamos, 'tradicional'. Com tantas vertentes, a base já não pode ser SOMENTE a família. Precisa mesmo partir de cada um. O mundo já não nos permite regalia e temos que crescer antes do tempo, é duro, mas é a realidade.

    ResponderExcluir
  6. Sim, claro, não tiro o dever que cada um tem de buscar o certo. E sem sombra de dúvidas, a família não pode se responsabilizar por um fardo desse. Porém, quando existe, a família é uma forte influencia na vida de uma criança, querendo ou não. Que família é um "termo" em desuso, isso não há dúvida, e também, na minha opinião, esse desuso tem grande participação nos problemas atuais. Mas esse é meu humilde pensamento, que muitos já disseram ultrapassado. De qualquer forma, algo tem que ser feito por nós e pelos governantes.

    ResponderExcluir